Bem, enquanto o ajuste tem que ser solicitado à Grécia ou o default é Argentino, sentimos alguns abalos. Apenas isso. Mas, a crise atual parece estar atingindo a China. Percebam que não chamei de crise européia. Afinal, não se trata mesmo de uma crise local.
O fato é que a Europa é um dos maiores destinos das exportações chinesas e, em agosto/2011, o superávit comercial Chinês caiu 43,6%! (em relação ao mês anterior)
Em parte esse resultado se deve à apreciação real do Yuan causada pela inflação de 6,2%, acima da meta definida de 4,0% pelo Banco do Povo (o Banco Central Chinês). O aumento dos preços domésticos tornou as importações relativamente mais baratas. Além disso, a queda nos preços das commodities resultante da desaceleração econômica mundial contribuiu para o aumento nas importações.
A inflação também eleva custos de produção e causa uma diminuição nas margens de lucro. Na China, as margens já são reduzidas. Os ganhos estão associados à escala e não à margem. Desta forma, a pressão de preços contribui para uma desaceleração da atividade produtiva Chinesa.
Mas, olhando o balanço de pagamentos, podemos verificar que o superávit só não foi menor por que houve um aumento das exportações chinesas para a Europa e para países Asiáticos. Isso aumenta a importância da Europa sobre o desempenho Chinês. Além disso, apenas parcialmente é claro, as exportações chineses observadas neste período estão associadas à um período de sazonalidade de festas natalinas.
O que importa notar é que uma crise na Europa com redução das importações da China pode levar a uma desaceleração maior no ritmo de crescimento do dragão asiático. Trabalhamos com a perspectiva de uma queda no ritmo de crescimento Chinês mas de 10 para 8%. Os dados atuais nos permitem rever este número e prever uma queda ainda maior na taxa de crescimento Chinesa.
Uma desaceleração no crescimento Chinês torna o cenário para 2012 bastante diferente e nos faz lembrar das previsões dos Maias.... Portanto, a implementação de medidas de estímulo para a Economia Americana em lugar de discussões sobre medidas de austeridade e, a implementação de soluções para as Economias Européias serão decisivas no sentido de evitar pensar que os Maias fizeram previsões ma corretas utilizando a astrologia....
Vamos observar o resultado de hoje da reunião da cúpula da União Européia!