segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Consumo das famílias cresceu?????????????

Tenho ouvido muito falar no erro estratégico de impulsionar o crescimento econômico estimulando a demanda interna, no crescimento do consumo das famílias, no crescimento do crédito, nas bolsas concedidas pelo governo.
No último sábado, em uma reunião de um Grupo de Discussão que ajudo a coordenar, um economista presente afirmou que o consumo das famílias era 59% do PIB em 2004 e passou a ser 66% do PIB em 2012: um crescimento admirável de 7 pontos percentuais!
Fiquei tão entusiasmada com a informação que fui conferir. No site www.ipeadata.gov.br podemos encontrar o percentual do consumo das famílias em relação ao PIB já calculado. Claro que vou ainda verificar possíveis diferenças de cálculo (se foi calculado a valores correntes ou constantes, por exemplo). Mas, o que podemos observar é que a participação do consumo das famílias em relação ao PIB é bem menor em 2012 quando comparada com 1999. Não sou do PSDB....também não sou do PT....não tenho um partido político que eu sinta que me represente. Portanto, não estou aqui fazendo a defesa de um governo ou de outro....apenas olhando dados em fonte de informação oficial.....

o Gráfico acima foi elaborado com os dados obtidos no site www.ipeadata.gov.br . Nele podemos ver o crescimento do consumo das famílias após o plano Real, seu ponto alto em 1999, uma dramática redução até 2004 e uma recuperação tropega após esta data. O interessante é que o nivel em 2012 é próximo do nível em 1995.
Não vou fazer interpretações neste momento. O gráfico é apenas uma provocação.... O que teria reduzido a participação do consumo em 1999? A desvalorização? A inflação? Controle do crédito? Desemprego? Juros altos? Para pensar........