terça-feira, 17 de maio de 2011

Instabilidade e Cenários

O aparente clima de tranquilidade no cenário nacional não encobre as dificuldades crescentes e as tensões no cenário global.
Vejo poucas matérias que alertam o empresário, a dona de casa, o investidor local, enfim, o cidadão brasileiro dos riscos e incertezas atuais.
Ainda fresca em nossa memória estão as tintas da crise da dívida, o desemprego e as necessidades de ajuste da economia brasileira. A lembrança nos permite sentimentos de solidariedade e preocupação para com aqueles que atravessam este momento agora. Assim, assistimos com agonia as dificuldades da Grécia e Portugal em enfrentar e renegociar suas dívidas.
Alguns se preocupam com as possibilidades de contágio e observam aflitos se há sinais de crise nas economias francesa e alemãs, as mais robustas da União Européia.
A ausência de turbulências na economia americana mascara as dificuldades em retomar o crescimento econômico e oferecer empregos. Em verdade, a evolução da dívida americana ameaça a continuidade do atual padrão monetário internacional e a imagem e ascendências americanas sobre a condução de políticas locais e acordos internacionais. Um ativo muito precioso que hoje está ameaçado.
Brasil, India, Russia, China entre outros países aparecem como espaços oportunos para a realização de investimentos e alternativas de valorização da riqueza em um momento no qual há grande incerteza relacionada à aplicação em títulos de dívida de países europeus, americanos e derivativos diversos.
Aparentemente, o esgotamento da estratégia de valorização com especulação em derivativos vai se canalizando para commodities (há bastante controvérsia sobre este ponto) e para inversões em economias com bons projetos de invesão e retorno.

domingo, 15 de maio de 2011

Bolsas de Estudo - Programa Eurias

Termina dia 31 de maio o prazo para inscrições para o programa de bolsas Eurias (European Institutes for Advanced Study). As bolsas tem duração de 10 meses para pesquisadores junior e senior. Maiores informações no link abaixo.

http://www.2012-2013.eurias-fp.eu/call-applications-0

sábado, 14 de maio de 2011

Dudu: a cobra!

Adoro a cobra Dudu da tirinha "As cobras"! Sempre apocalíptica... Hoje, estou um pouco "Dudu". Acordei com a estranha sensação de que há movimentos quase imperceptíveis que sinalizam um futuro mais difícil.
Em parte esta sensação deriva da crença que cedo ou tarde veremos uma elevação de juros no mercado mundial. Ainda, de acreditar que em breve findará a política monetária expansionista praticada pelo FED. No cenário, ainda aparecem a crise dos PIIGS (Portugal, Italia, Irlanda, Grecia e Espanha) e o risco de contaminação entre estes e o restante da Europa.
No Brasil, parece inevitável continuar a elevar os juros. Parece ser uma tendência assistir uma elevação de juros, de câmbio e queda de bolsa.... Será?
Não sou especialista em movimentos sociais. Mesmo assim, arrisco dizer que há uma deterioração de valores e atitudes que ameaçam a estabilidade social...
Bem, melhor corrigir provas e parar de pensar....