terça-feira, 24 de setembro de 2013

Por que pedir a nota fiscal paulista em estabelecimentos onde o retorno do imposto é baixo?


Em alguns estabelecimentos como farmácias, supermercados ou postos de gasolina o retorno do ICMS da nota fiscal paulista é baixo. Muitas pessoas desistem de solicitar a nota em função do tempo que gastam informando o CPF e por que o ganho é pequeno. No entanto, estes cupons aumentam sua probabilidade de ser contemplado com o sorteio da nota fiscal. Os prêmios variam de R$10,00 a R$200.000,00 reais!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Seja amigo da safra


Você pode obter na internet um calendário com a safra de frutas, legumes e alimentos em geral ou fazer um você mesmo. Desta forma, será possível aproveitar o período da safra para economizar nas despesas mensais e preparar pratos congelados para utilizar fora da safra.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

15 coisas que você precisa deixar de fazer para juntar dinheiro

1. Dizer eu mereço…pergunte se você pode!
2. Comprar por impulso…deixe SEMPRE para comprar no dia seguinte
3. Comprar por que está barato…o barato sai caro…olhe o que você tem em casa…vai me contar que você não tem sapatos apertados…mas, que estavam com um precinho…ou roupas que depois de compradas você pensou…quando vou usar isto? Enfeites em geral que entopem o seu armário ou utensílios de cozinha que você nem se lembra de pegar?
4. Andar com cartão de crédito na bolsa. Deixe em casa. Use apenas quando e "se" necessário!
5. Passear no shopping. Tanto lugar bonito e interessante para visitar e você escolhe o shopping? Vá ao parque do Ibirapuera, caminhe pelas ruas do seu bairro, visite seus amigos, escreva cartas, etc.
6. Supermercado também não é passeio. Deixe seus filhos em casa! Procure fazer compras mensais e, de preferência, vá alimentado ao supermercado! Pesquisa do IBGE mostra que 16% das despesas das famílias brasileiras foi gasta com alimentação.
7. Deixar seus equipamentos ligados o tempo todo. Desligue o aparelho e desligue da tomada. 
8. Tomar banho por horas. O chuveiro é parte amigo, parte inimigo! A alegria de um banho revigora a alma! Mas, banhos longos arruínam sua conta de energia ao final do mês!
9. Passar roupas assistindo TV! Outro inimigo das contas domésticas é o ferro de passar. Ligar e desligar o ferro já é bastante ruim. Tente usá-lo apenas uma vez por semana. Se você passar roupa assistindo a TV, vai se distrair e gastar mais tempo com o ferro ligado.
10.Ser fiel a marcas. Abra-se para o novo!!! Conheça novas marcas! Faça um teste cego. Veja se você ou sua família identificam “de fato” a marca do produto que consomem.
11. Achar que barato é preço baixo. Sabe a expressão: o barato sai caro? Pois então.... Verifique se você está mesmo economizando. Alguns produtos são mais baratos, mas você precisa utilizar quantidade maior para ter o mesmo rendimento. Em algumas situações, o produto quebra fácil e deve ser rapidamente substituído. Em outras, vai te deixar tão insatisfeito que você buscará compensar consumindo uma quantidade maior de outro produto. Verifique se o barato é barato mesmo!
12. Olhar as revistas ou catálogos de produtos de loja. Olhou? Pronto.... fica difícil resistir. Sua cabeça vai trabalhar contra o seu bolso!
13. Doar dinheiro. Fazer caridade é diferente de dar dinheiro. Preste serviços! Fortaleça a sociedade civil! Envolva-se com projetos sociais!
14. Pare de parcelar em 10 vezes!!!!!!!!!!!!!!!!!
15. Pare de usar o celular! Rsrsrs Não resisti! Esta é bem difícil, não? Bom, eu gasto o mínimo por mês em um celular pré-pago! Uso o Skype, o viber e outros programas que me permitem estar em contato com amigos e não acabam com meu saldo bancário!


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Seja você o seu FMI!

Fez a planilha? Então, parabéns! Não...não desanima! Há sempre espaço para fazer economia e conseguir poupar um pouco a cada mês. Disciplina é a palavra chave! Meta é a motivação!
Você pode agora planejar onde vai conseguir reduzir seus gastos. Tenho certeza de que você pode sim reduzir despesas.
Vamos lá!
Primeiro ordene seus gastos do maior para o menor! Gaste mais tempo tentando reduzir os grandes gastos. As empresas fazem isso. Elas dedicam mais tempo para reduzir preços dos produtos que compram todos os dias e em grandes volumes. Produtos que são comprados eventualmente ou que não representam um gasto significativo quando comparado com o total das despesas da empresa são deixados em segundo plano. Por exemplo, uma escola gasta muito dinheiro com papel e pouco dinheiro com um software. O valor ou preço do software pode ser muito maior do que o valor ou o preço do papel. Mas, quando consideramos os gastos totais, as despesas com papel passam a ser mais importantes que as despesas com software.
Portanto, começamos com cortes de gastos no Supermercado, na feira, na padaria, no açougue!
Depois vamos pensar como reduzir despesas de  Energia Elétrica, Água, Telefonia móvel e fixa, Combustível, e finalmente, vamos cortar os excessos e começar a fazer alguns sacrifícios!
Para ser FMI de si mesmo, há que se fazer sacrifícios! rsrsrsrs


domingo, 8 de setembro de 2013

Sem orçamento não dá!

Poupar é como emagrecer: precisa disciplina! Não sou a melhor pessoa para lhe aconselhar sobre regimes....já tentei quase todos! Sei exatamente o que preciso fazer para perder peso. Mas, me falta disposição para empreender a tarefa! Rsrsrs Então, uso truques. Aprendi vários. Todos enganam meu cérebro. Não compro "gordices" (não existe no dicionário....mas deveria). Coloco na geladeira, bem à altura da minha vista, apenas alimentos magros. Comecei um novo caderno de receitas. Todas as receitas são light. Tento mudar de hábitos todos os dias.
Acho injusto por que para algumas pessoas emagrecer não é um desafio. Elas fazem escolhas que naturalmente lhes permite manter o peso.
Com dinheiro não é diferente. Para alguns é fácil poupar. Para outros, guardar dinheiro pode ser mais difícil do que emagrecer para mim. Nestes casos, a comparação é injusta. Por que para emagrecer você tem opções mais radicais à sua disposição: remédios, cirurgia de estômago, etc. Mas, para poupar, você precisa de motivação, vontade e disciplina! Não há grupos de ajuda, remédios ou cirurgias! Portanto, olhe-se no espelho, espalhe bilhetes pela casa e use alguns truques!
1. Orçamento!!!! Faça um! Você precisa saber se consegue poupar e quanto. Quando fazemos um orçamento percebemos se temos despesas em excesso, se é possível abrir mão de algum gasto, ou se temos que arrumar mais uma fonte de renda! Fazer um orçamento é como contar calorias! Você vai se assustar com o consumo desnecessário!
1.1. Os links abaixo são opções de planilhas que você pode usar. Ache aquela com a qual você se sente mais a vontade para usar!
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/educacao-financeira/cuide-do-seu-dinheiro/planilha-para-controle-do-orcamento-familiar
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1187687-conheca-planilhas-e-aplicativos-que-ajudam-a-fazer-o-orcamento.shtml
http://www.bmfbovespa.com.br/mulheres/planilha-orcamento-pessoal.asp
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/08/planilha-de-orcamento-mensal.html (esta matéria contém dicas muito úteis)
http://tvg.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/O-Programa/noticia/2013/05/economista-da-dicas-para-o-seu-salario-durar-mais-tempo.html
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/12/planilha-ajuda-na-organizacao-do-orcamento-familiar.html
http://blogdalu.magazineluiza.com.br/aplicativos-para-controlar-o-orcamento-domestico/8272/2011/04/
1.2. Alguns aplicativos ou softwares também podem te ajudar a ter disciplina financeira. Eu uso o Money. Mas, saiu de "linha". Listei alguns. Mas, devo dizer que nunca os usei! Portanto, se você usar e gostar, por favor, deixe seus comentários aqui!
Orçamento Pessoal 7.0, ModuloNet, Dindin 1,4, Kontroli, Easy Money, Meu Dinheiro, Lemon Wallet, Orçamento Inteligente, Minhas Economias ou Finanças Pessoais (você consegue uma descrição dos últimos no link: http://mdemulher.abril.com.br/carreira-dinheiro/reportagem/orcamento-domestico/aplicativos-financas-pessoais-organizar-contas-750282.shtml ), Money Lover, Money Wise, MeuCarrinho, Minhas Despesas, Juros Fácil, True-Budget Freedom to Spend, EasyMoney, Financisto, InvestControl, Small Spend (descrições no link http://tecnologia.terra.com.br/confira-10-aplicativos-para-controlar-suas-financas,67b8f678eecda310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html), Yupee, iDesp Money, Minhas Economias (descrições no link http://tecnologia.terra.com.br/controle-as-despesas-do-lar-no-seu-smartphone,c308e050e496b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html), Jimbo (http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/04/conheca-programa-gratuito-para-gerenciamento-de-financas-pessoais1.html)
1.3. Pelo número de aplicativos, softwares e planilhas que você encontra na internet, é possível ver o tamanho da procura por soluções para controle de orçamento e organização de finanças pessoais! A boa notícia é que você não está sozinho! A notícia não tão boa é que você terá de pesquisar qual destas soluções melhor se adapta ao seu estilo e sua rotina...
2. Se você acessa os eu banco pela internet, veja se é possível programar transferências mensais para uma conta de caderneta de poupança. Tirar o dinheiro da sua frente é como esconder a comida na geladeira. O que não vemos, não existe! Em alguns casos, abrir uma conta de poupança em banco diferente daquele em que você mantém a conta corrente pode ser uma opção. Mas, lembre-se que os Bancos possuem sistemas de redução de tarifas que contam pontos se você possuir uma conta de poupança.
3. Não usa a internet para acessar seu banco? Faça carnês para você mesmo! Se pague! Eu me pago com juros! Os mesmos juros que eu pagaria ao lojista se eu comprasse a vista.
4. Não deu certo? Bem, procure um consórcio! Planeje a troca do carro, a compra de um imóvel, ou a contratação de um serviço como uma viagem ou a sonhada cirurgia plástica.
5. O dinheiro tem que ter SIGNIFICADO! Você deve alimentar planos futuros! Não trabalhamos apenas para acumular valores em uma conta sem sentido. Trabalhamos por algo: alimentar nossos desejos! Portanto, negar-se a satisfazer desejos vai aumentar a sua vontade de gastar. Não faça isso!
6. Ver suas aplicações com frequência vai te animar! Trás para perto a possibilidade de realizar um sonho ou uma vontade.
7. Ceder à tentação é normal. Como nas dietas.... Não se desespere ou desista! Comece de novo! Aprenda com seu deslize! Crie truques novos para continuar na linha!
8. Me conta se te ajudei?

 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Não vou te dizer com que roupa sair! Tampouco onde colocar o seu dinheiro! Mas vou dizer como escolher!

Vamos combinar que se eu disser com que roupa você deve sair, você pensará duas vezes antes de me obedecer? Portanto, também não vou dizer onde aplicar o seu dinheiro! Cada um tem um perfil, um estilo, uma identidade próprios. Quando vamos decidir a roupa que vamos usar pensamos no que gostamos, como vamos ser olhados, o que queremos mostrar. Experimentamos, nos olhamos, comparamos antes de decidir o que usar. Por que com nosso dinheiro devemos fazer diferente?
É necessário, experimentar, ver como funciona aquela aplicação financeira, comparar com as demais para então, decidir qual ou quais as melhores opções. Sim, por que, em se tratando de dinheiro, é bom diversificar! Nada de uma aplicação em uma única opção!
Se você estiver disposto/a, vá a uma corretora! Pode ser a do seu banco. Peça para abrir uma conta que lhe permita operar o tesouro direto e também como home broker.  Coloque pequenas quantidades de dinheiro em títulos públicos, ações e na conhecida caderneta de poupança ou em um CDB. Mas, não exagere! Como nas roupas, é preciso se acostumar com a nova imagem. Nada de colocar roupa de oncinha com sapato rosa choque, brincos na cor azul e fita verde amarela no cabelo. Vá aos poucos! Observe! Veja o rendimento das aplicações, entenda os custos de cada uma (sim, por que você vai pagar taxas pelos serviços), as regras para desconto de imposto de renda e decida depois como deseja aplicar o seu dinheiro!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A vista? Com cheque? Ou no cartão de crédito?


Regra simples: há desconto para pagamento a vista? Se houver, opte pelo pagamento a vista. Cuidado apenas com os estabelecimentos que oferecem descontos para pagamento a vista e em dinheiro. Solicite a nota fiscal SEMPRE nestes casos.

Não oferece desconto? Opte pelo pagamento a prazo sem juros. Prefira o cartão de crédito nestes casos. Ele ainda vai oferecer a possibilidade de acumular pontos para você utilizar no futuro como desejar. Neste caso, mantenha uma conta de caderneta de poupança para creditar o valor da despesa a vista. Ou seja, tire o dinheiro de sua conta corrente e deposite na conta de poupança. Como se você tivesse comprado a vista. Desta forma, você vai evitar gastar e ainda vai ganhar juros.