sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Preço dos Alimentos

O aquecimento global é uma possível explicação para as variações climáticas como enchentes no Brasil e Austrália ou secas como na China. Como consequência, a diminuição da oferta de alimentos explica parcialmente a elevação dos preços de commodities agrícolas.
Outro fator a explicar a elevação de preços é a crescente demanda chinesa que resulta, por sua vez, do aumento na produção e na capacidade de consumo.
Mas, a especulação com commodities e seus derivativos preocupam o forum do G20. Por trás de conflitos como os da Tunisia e Egito estão os crescentes preços dos alimentos. TAmbém preocupa o crescente preço da energia (gás, petróleo ou elétrica) e os conflitos como no sul do Chile associados a este.
Aparentemente a preocupação com a elevação de preços e a escassez de recursos energéticos deveria unir os países membros.
Mas, para países de renda baixa ou crescente e exportadores de commodities o atual desequilíbrio permite o crescimento da renda e do consumo. Enquanto para países de renda alta ou desenvolvidos, o crescimento nos preços impõe uma diminuição no consumo.
Para além desses aspectos, o Brasil mantém-se coerente com o discurso liberal das últimas duas décadas.
Resta saber quanto tempo poderemos manter o crescimento do consumo e se conseguiremos aumentar a capacidade de produção tanto de produtos industrializados, que necessitam de investimentos em infra-estrutura, quanto de commodities.

Nenhum comentário: