segunda-feira, 21 de março de 2011

Importamos borracha

Você sabia que apesar da Seringueira ser uma planta nativa, a oferta de borracha natural é menor que a demanda. O consumo interno do látex natural é suprido todo pela importação? Por quê?
Atualmente, Tailândia e Indonésia são os maiores produtores do mundo, respondendo por 27% e 29% da produção total mundial, respectivamente. O Brasil, que no início do século XX detinha o monopólio da produção mundial, hoje responde por apenas 1,2%, não conseguindo sequer suprir as necessidades da indústria consumidora instalada no país.
Há uma demanda enorme por borracha natural da China, esta demanda está colaborando para que os preços do quilo do látex naturais aumentem ainda mais.
Não foi encontrado até hoje, e provavelmente nunca será desenvolvido um substituto economicamente viável e que tenha as mesmas propriedades da borracha natural:
Capacidade de recuperação rápida da forma original;
Capacidade de suportar alta tensão (elasticidade);
Alta resistência à abrasão e impacto;
Alta resistência a mudanças bruscas de temperatura.
Um substituto para a borracha natural é a borracha sintética, porem esta não é eficiente no caso de produção de pneus, por uma questão de performance. Para o inverno europeu, será muito difícil desenvolver um pneu de alto desempenho sem o látex natural. Mas há também um outro ponto. Um pneu 100% sintético teria seu preço movido pelo petróleo, que também tem subido de forma astronômica. Portanto, é possível que a borracha continue a ser competitiva e insubstituível.
O que falta ao Brasil para exportar borracha?
(Essas informações se baseiam em pesquisa feita por Victor Romano)

Nenhum comentário: