segunda-feira, 14 de março de 2011

Japão


As imagens do tsunami e do terremoto que atingiram o Japão nos deixam sem palavras! Mas, um olhar mais apurado nos faz perceber que há riscos diversos associados à economia Japonesa.
Após a crise dos anos 90, as taxas de crescimento do PIB cairam significativamente e o fenômeno da deflação persistiu. Apesar disso, apenas no ano passado o PIB Chinês ultrapassou em termos reais o PIB Japonês.
A crise de 2008 também atingiu a economia japonesa. A taxa de desemprego cresceu e também os salários nominais.
As crises e os pacotes de estímulo ampliaram os déficits governamentais e a dívida japonesa ultrapassa hoje os 180% do PIB. Espera-se que ultrapasse 200% em 2011. O envelhecimento da população agrava esta situação.
O tsunami comprometeu parte da capacidade produtiva Japonesa em setores importantes como a indústria de máquinas e equipamentos e a indústria de base. Desta forma, podemos prever um aumento na percepção de risco com relação aos títulos da dívida japonesa.
O envelhecimento, a dívida, o risco de vazamento nuclear, a diminuição na poupança interna, a forte dependência da economia mundial, entre outros fatores nos faz pensar em quão difícil será para os japoneses enfrentar o que está por vir.

Nenhum comentário: