O Japão é o segundo maior proprietário de títulos do tesouro Americano. Em primeiro está a China, depois do Japão a Inglaterra e, na sequência Países Exportadores de Petróleo e Brasil.
Com o Tsunami e a necessidade de recursos para a reconstrução do país, investidores temem que o Japão venda parte dos títulos possuídos para obter os dólares necessários. Neste caso, haveria um aumento na demanda por dólares ou, de forma equivalente, uma queda no preço dos títulos americanos. De qualquer forma, isso pressionaria a taxa de juros americana. Desta forma, considerando que o Brasil é uma economia aberta com poucas restrições ao fluxo de capitais, uma possível saída de capitais elevaria a taxa de câmbio Real/Dólar.
Mas, cientes dos impactos decorrentes da decisão possível de o Japão vender parte de seus títulos, o Governo Americano sinalizou com a possibilidade de ajudar o Japão. Neste caso, as opções vão desde a concessão de empréstimos baratos através de operações de redesconto ou swap (troca) cambial. Em ambos, haveria um aumento na disponibilidade de dólares o que contribuiria para uma desvalorização do dólar.
Portanto, o cenário é bastante incerto. Será que o dólar vai se valorizar ou desvalorizar nas próximas semanas? O que vocês acham?
Nenhum comentário:
Postar um comentário