quinta-feira, 3 de março de 2011

Indicadores Fiscais

O resultado primário e o resultado nominal são dois indicares fiscais de suma importância. O primeiro se refere à diferença entre as Receitas do Governo e as Despesas. A forma de cálculo é relativamente simples. A receita total do governo federal é composta de contribuições, impostos, receitas tributárias e outros. Parte da receita bruta mensal é distribuida entre estados e municipios. O que sobra, chamamos de receita líquida. Portanto, Receita líquida é igual à Receita Bruta menos as Transferências a Estados e Municípios.
Com a receita líquida, o governo paga as despesas com funcionários, previdência ou aposentadoria, seguro saúde, custeia as escolas, hospitais, penitenciárias e faz novas obras, constroi estradas, portos, etc.
O que sobra, chamamos de resultado primário. Muitas vezes esse resultado é positivo e, em algumas negativo. Quando o resultado é positivo, ainda resta a conta dos juros a pagar.
Isso mesmo. Pagamos mensalmente juros sobre dívidas contraídas no passado. Normalmente, o resultado primário é insuficiente para pagar as despesas com juros. Temos com alguma frequencia , portanto, resultado nominal negativo. O Resultado Nominal é calculado subtraindo da Receita Líquida as Despesas Totais e o Pagamento dos Juros.
Quando o resultado nominal do governo é negativo, é necessário obter outras fontes de recursos, não tributárias, para pagar as contas.

Nenhum comentário: